Nome científico: Helichrysum italicum subsp. picardi (Boiss. & Reut.) Franco

Nome comum: Perpétua-das-areias

Nome em inglês: Curry-plant

 

É uma planta nativa do sul da Europa. Em Portugal ocorre em matos baixos, em dunas em processo de estabilização ou paleodunas, mas também sob coberto de pinhais. Em Portugal ocorre a subespécie picardi.

 

Este sub-arbusto perene e aromático tem caules eretos com cerca de 10 a 35 cm de altura. As folhas são estreitamente lineares, pubescentes e com o bordo enrolado. Os pêlos das folhas evitam perdas de água e conferem uma cor verde acinzentada. As inflorescências são capítulos, reunidos num corimbo muito composto e denso, com invólucro oblongo a tubuloso, formado por brácteas estreitas. As flores são amarelas, tubulosas, sendo as marginais femininas e, as do disco, hermafroditas. A floração ocorre de maio a setembro.

 

Cheiro a caril

Exala uma forte fragrância a caril e por isso também é chamada erva do caril. Em certos países é cultivada para extrair óleos essenciais, usados na composição de perfumes e em tratamentos de cosmética. É também utilizada para fins medicinais porque tem propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, analgésicas e fungicidas.

 

Helichrysum italicum

Helichrysum italicum

 

Helichrysum italicum

Helichrysum italicum

 

 

Distribuição da espécie na ilha

 

Descubra as outras plantas da Ilha Deserta