Nome científico: Ammophila arenaria subsp. arundinacea H.Lindb.
Nome comum: Estorno
Nome em inglês: European beachgrass, Marram grass
É nativa das costas da Europa e do Norte de África, onde cresce nas areias das dunas da praia. Em Portugal ocorre em dunas e areais litorais, frequentemente em cristas dunares. Domina a duna primária.
É uma erva perene que forma aglomerados rígidos e resistentes de hastes eretas que podem atingir até 1,2 m de altura. Cresce a partir de uma rede de rizomas espessos que lhe dão uma âncora robusta no substrato de areia e permitem que cresça em altura à medida que a areia se acumula. As folhas são pontiagudas e podem atingir 1 m de comprimento.
Adaptação à seca
Como adaptação aos períodos de seca, as suas folhas enrolam-se, evitando desta forma uma rápida perda de água. A inflorescência cilíndrica pode atingir 30 cm de comprimento e tem cor verde-claro a amarelado. A floração ocorre entre abril e junho.
Planta pioneira
Esta planta é pioneira na fixação das dunas. O estorno possui grande capacidade de regeneração e crescimento, formando tufos de colmos flexíveis, onde as areias transportadas pelo vento ficam retidas. Além disso, possui também um sistema radicular de rizomas que lhe permitem crescer de volta à superfície, no caso de ficar soterrado.

Ammophila arenaria

Ammophila arenaria
Distribuição da espécie na ilha