Logo
  • Nestcams
  • Destaques
    • Objetivos
    • Resultados
    • Parceiros
    • Comissão Científica
  • As ilhas
  • Educação Ambiental
  • pt
  • en
Ana Marçalo

Comissão Científica

Grupo de peritos e especialistas que fornecerão aconselhamento e orientação independentes à equipa e Comissão Executiva do projeto

Augusto Faustino
Universidade do Porto
Augusto Faustino
Universidade do Porto

Carlos Costa
Instituto Superior de Agronomia
Carlos Costa
Instituto Superior de Agronomia

Daniel Oro
CSIC-CEAB
Daniel Oro
CSIC-CEAB

Doutorado em Biologia pela Universidade de Barcelona em 1996, completou pós-graduações em França e no Reino Unido. Desde 1999 é Professor no Centro de Estudios Avanzados de Balnes (CEAB) del Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), o principal centro de investigação em Espanha. Fundou o Grupo de Ecologia Populacional, que junta investigadores interessados em ecologia quantitativa, evolução e conservação de espécies ameaçadas, bem como processos e padrões relacionados com dinâmica populacional.

Félix Medina
Instituto de Productos Naturales y Agrobiología
Félix Medina
Instituto de Productos Naturales y Agrobiología

Doutorado em Ciências Biológicas, trabalha no Servicio de Medio Ambiente do Cabildo de La Palma, em conservação da biodiversidade insular e na gestão e conservação dos espaços naturais protegidos. O seu trabalho de investigação foca-se no estudo dos impactos das espécies exóticas introduzidas na biodiversidade insular. Realizou estudos sobre a biologia e ecologia do gato selvagem em ecossistemas insulares e já publicou mais de 100 artigos científicos e de divulgação.

Hélia Marchante
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra
Hélia Marchante
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra

Doutorada em Biologia pela Universidade de Coimbra, é docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e investigadora no Centro de Ecologia Funcional. Trabalha com plantas invasoras, focando-se na sua ecologia e controlo (em particular, controlo biológico). Participa em projetos de investigação e tem dezenas de publicações científicas. Dedica-se ainda à comunicação de ciência e ciência-cidadã e colabora em projetos de gestão de plantas invasoras. É uma das coordenadoras da plataforma INVASORAS.PT.

Elizabete Marchante
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra
Elizabete Marchante
Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra

Doutorada em Biologia pela Universidade de Coimbra, é investigadora no Centro de Ecologia Funcional/UC. Desenvolve investigação em invasões biológicas, em particular com ecologia e controlo biológico de plantas invasoras. Participa regularmente em projectos de investigação e publicações científicas, com cientistas nacionais e estrangeiros. Dedica-se ainda à sensibilização ambiental e colabora em projectos de gestão de plantas invasoras com entidades várias. É uma das coordenadoras da plataforma INVASORAS.PT. Colabora com a DG-ENV/CE, IPBES, IUCN, etc.

Iván Ramírez
Convention on Migratory Species, UN Environment Program
Iván Ramírez
Convention on Migratory Species, UN Environment Program

Joana Gaspar Freitas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Joana Gaspar Freitas
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Doutorada em História Contemporânea, é investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa, onde coordena o Projecto DUNES - Sea, Sand, People (2018-2023), financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC). Dedica-se ao estudo da história ambiental das zonas costeiras. Interessa-se pelas relações entre os seres humanos e o ambiente, pela transformação do território e pelos desafios que se colocam à sua gestão. Foi coordenadora da Rede BRASPOR (2017-19), Rachel Carson Fellow (Alemanha, 2015) e Linda Hall Library Fellow (EUA, 2014).

Luis Rebelo
Laboratório Nacional de Energia e Geologia
Luis Rebelo
Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Maria Dias
BirdLife International
Maria Dias
BirdLife International

Especialista em Biologia da Conservação e Ornitologia. Doutorada em Ecologia pela Faculdade de Ciências de Lisboa, com um estudo sobre as aves limícolas do estuário do Tejo. É atualmente a coordenadora da equipa científica do programa marinho na BirdLife International e investigadora do MARE/ISPA-IU. Co-autora de mais de 65 artigos em revistas científicas e do livro “Lá-Fora, Guia para descobrir a Natureza". Tem participado em diversos projetos de investigação e conservação de aves, sobretudo relacionados com aves marinhas e costeiras.

Miguel Gaspar
IPMA
Miguel Gaspar
IPMA

Pascual Calabuig
Cabildo de Gran Canaria
Pascual Calabuig
Cabildo de Gran Canaria

Paulo Catry
MARE - ISPA
Paulo Catry
MARE - ISPA

Prof Auxiliar com Agregação. ISPA Instituto Universitário, MARE - Marine and Environmental Sciences Centre. Especialista em aves e em tartarugas marinhas. Trabalhou para a UICN, na Guiné-Bissau, e para o British Antarctic Survey, em Cambridge e na Geórgia do Sul. Foi Vice-presidente da SPEA. Desde há 20 anos envolvido em programas de conservação marinha em África e no Atlântico Sul. Autor de numerosas publicações técnicas/científicas, incluindo 7 livros e mais de 180 artigos científicos, maioritariamente em revistas internacionais.

Paulo Lago
SEO/BirdLife
Paulo Lago
SEO/BirdLife

Licenciado em Ciências Ambientais e Mestre em Espaços Naturais Protegidos, com uma carreira dedicada à conservação do meio natural. Desde 2014 que trabalha na conservação de aves marinhas, realizando seguimento de procelariformes em colónias do Mediterrâneo, mitigação do impacto de predadores e atividades marítimas. Atualmente, como técnico do programa marinho da SEO/BirdLife estuda as interações da pesca com as aves marinhas para compreender a problemática das capturas acidentais e trabalhar com o setor das pescas para as mitigar.

Paulo Vasconcelos
IPMA - Olhão
Paulo Vasconcelos
IPMA - Olhão

Bolseiro de investigação de pós-doutoramento no IPMA (Centro de Olhão). Licenciado em Biologia Marinha e Pescas (1994), mestre em Estudos Marinhos e Costeiros (1999) e doutorado em Ciências do Mar (2007), todos pela Universidade do Algarve (UAlg). Desde 2000, colaborou, participou ou coordenou diversos projectos de investigação sobre a pequena pesca e a apanha na Ria Formosa e Costa Algarvia. Autor ou co-autor de três capítulos de livros e mais de cinquenta artigos científicos publicados em revistas internacionais da especialidade.

Pedro Lino
IPMA - Olhão
Pedro Lino
IPMA - Olhão

Doutorado em Ciências do Mar, da Terra e do Ambiente, é investigador no IPMA I.P., onde coordena para o Sul de Portugal o Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB/DCF) e co-coordena o Laboratório de Espécies Altamente Migratórias (P-MIGRA). Dedica-se à biologia e ecologia de peixes marinhos bem com à investigação pesqueira há mais de 25 anos. Os seus interesses incluem a sustentabilidade da pesca, redução dos impactos e desperdícios da pesca e a promoção de artes de pesca e métodos de conservação de pescado sustentáveis.

Rui Rebelo
FCUL
Rui Rebelo
FCUL

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde leciona disciplinas das áreas da Ecologia e da Biologia da Conservação e coordena atualmente o Mestrado em Biologia da Conservação. Membro do cE3c, onde pertence ao grupo “Conservation in Eco-sociological systems”. Os seus interesses científicos principais estão relacionados com a ecologia das invasões biológicas, principalmente em ecossistemas de água doce, e de um modo mais geral com a biologia da conservação, principalmente de répteis e anfíbios e dos ecossistemas do sul de Portugal.

Sofia Rois
Animais de Rua
Sofia Rois
Animais de Rua

A Animais de Rua é uma associação sem fins lucrativos criada em 2008 com o objetivo de promover o bem-estar dos animais errantes e pertencentes a famílias carenciadas através da sua esterilização, acompanhamento e tratamento médico quando se encontram doentes, alimentação e promoção da adoção responsável de animais dóceis. Atualmente conta com sete núcleos de atuação - Porto, Lisboa, Sintra, Amadora, Faro, Monchique e S. Miguel - onde, em parceria com os municípios e cuidadores de colónias de gatos silvestres, implementa e gere um programa de controlo populacional através da esterilização em massa dos animais. Paralelamente, partilha o conhecimento adquirido através de programas educativos escolares, campanhas informativas, formações e workshops. Pelo trabalho desempenhado na promoção, proteção, sensibilização e valorização do ambiente recebe, em 2021, o estatuto de ONGA - Organização Não Governamental de Ambiente.

Vero Cortés
SEO/BirdLife
Vero Cortés
SEO/BirdLife

Licenciada em ciências biológicas e doutorada em biodiversidade. Com ampla experiência na marcação, seguimento e estudo das aves, tanto de ambientes terrestres como marinhos. Especializou-se na conservação das aves marinhas, na sua tese de doutoramento, que trabalhou a avaliação e mitigação da sua captura acidental na pesca de palangre. Continua este trabalho atualmente como técnica do programa marinho da SEO/BirdLife, embora com um foco mais colaborativo, para envolver o setor na procura de soluções.

Destaques

Ver mais
pescador a bordo de barco de pesca, com aves marinhas a voar perto (foto a preto e branco)
International Workshop: Mitigating seabird bycatch

gaivota-de-audouin
Gaivota-de-audouin: revisão da implementação do Plano de Ação

Destaques

equipa LIFE Ilhas Barreira a monitorizar aves marinhas
6 anos a proteger a barreira protetora da Ria Formosa: balanço do projeto

dunas nas Ilhas Barreira, no Algarve, com flores roxas e gaivotas a sobrevoar
Inscrições abertas para o Curso de Verão: Dunas Costeiras | até 28 abril

imagem do vídeo As aves das Ilhas Barreira
Vídeo: As aves das Ilhas Barreira

Cofinanciamento

Coordenador

Parceiros

LIFE Ilhas Barreira (LIFE18/NAT/PT/000927)

Contribuição financeira do programa LIFE da União Europeia

 

A informação e opiniões veiculadas neste website são da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a opinião oficial da União Europeia. Nem as instituições e entidades da União Europeia nem nenhuma pessoa a agir em seu nome podem ser responsabilizados por qualquer uso que possa ser feito da informação nele contida.