Nome científico: Thymus carnosus Boiss.
Nome comum: Tomilho-das-praias
Nome em inglês: Não disponível
É uma espécie endémica exclusiva do sudoeste da Península Ibérica. É um subarbusto lenhoso de até 15-30 cm de altura, com amplo sistema radicular (até 1 m). Os caules são eretos ascendentes, cobertos de pelos brancos. As folhas são ovadas a elípticas, revolutas, carnudas, glabras em cima e pubescentes em baixo. As inflorescências são em forma de capítulos solitários e terminais, com a corola esbranquiçada.
A planta floresce de março a setembro. Ocorre em areias litorais, principalmente na entreduna e duna secundária, por vezes sob coberto de pinhais.
Ameaças
O tomilho-das-praias é uma espécie legalmente protegida, constando do Anexo II e Anexo IV da Diretiva Habitats. Em Portugal o seu estatuto de conservação está avaliado como Pouco Preocupante pela população ser numerosa e estável em vários locais da sua área de distribuição. Globalmente, a espécie é considerada Quase Ameaçada pela sua distribuição restrita, e pela regressão da extensão e qualidade do seu habitat. Sendo uma espécie costeira as maiores ameaças prendem-se com o desenvolvimento turístico, a expansão de plantas exóticas invasoras, e a erosão dos meios dunares.

Thymus carnosus

Thymus carnosus
Distribuição da espécie na ilha