Nome científico: Eryngium maritimum L.

Nome comum: Cardo-marítimo, Cardo-rolador

Nome em inglês: Sea holly

 

Ocorre de forma natural em grande parte da Europa até ao Cáucaso, o oeste asiático e o norte de África. Em Portugal ocorre em areias litorais, principalmente em dunas embrionárias e primárias.

 

É uma planta herbácea, perene, baixa e de aspeto robusto, que se desenvolve a partir de uma roseta basal. Os caules são estriados, ascendentes e ramificados e podem atingir os 60 cm de altura. As folhas apresentam margem denteado-espinhosas, cobertas por uma camada cerosa que lhes confere uma coloração verde-azulada ou verde-acinzentada. Este tipo de folhas é uma adaptação para as proteger da desidratação e da erosão. As inflorescências são compostas por flores azuladas, agrupadas em capítulos, formando cabeças florais compactas e globosas. As inflorescências são rodeadas por brácteas largas e espinhosas, que se assemelham a folhas. A floração ocorre entre maio e setembro.

 

Propriedades medicinais

As suas raízes são diuréticas, afrodisíacas, aromáticas, estimulantes e tónicas. Promove a expetoração e é muito útil no tratamento de debilidades associadas à tosse crónica.

 

Eryngium maritimum

Eryngium maritimum

Luís Ferreira

 

Eryngium maritimum

Luís Ferreira

 

 

Distribuição da espécie na ilha

 

Descubra as outras plantas da Ilha Deserta