Nome científico: Carpobrotus edulis (L.) N.E.Br.
Nome comum: Chorão-das-praias
Nome em inglês: Ice-plant
O chorão é uma planta que foi trazida da África do Sul e introduzida em vários países por motivos ornamentais e medicinais, mas também para conter o movimento de dunas e controlar a erosão do solo. Em Portugal o chorão também se alastrou de forma descontrolada.
É uma planta rastejante, perene, suculenta e os seus caules podem atingir vários metros. As folhas são carnudas, erectas e em forma de triângulo. As flores são solitárias, amarelas, ou cor-de-rosa com estames amarelos. A floração decorre entre março e junho. Os seus frutos são carnudos e de cor preta.
Ameaça a outras plantas
O chorão tem um crescimento contínuo, em camadas ou tapetes, que se tornam gradualmente espessos, aumentando grandemente a matéria orgânica, o que resulta na alteração das propriedades químicas do solo (aumenta teor de azoto e carbono e reduz o pH), o que, por sua vez, tem consequências sérias para a germinação, sobrevivência, crescimento e reprodução das outras plantas. A sua presença é uma séria ameaça à conservação da vegetação natural e leva à alteração profunda da dinâmica dos ecossistemas.

Carpobrotus edulis
Distribuição da espécie na ilha